Tweets de @padre_sandro

Sobre paciência e pressa

 

Nesses dias que vivemos, as coisas reclamam tanta pressa. Vivemos amiúde super estimulados que um pedido de tempo para pensar e refletir melhor sobre a resposta parece uma verdadeira ofensa ao interlocutor. Hoje, queremos as coisas para "anteontem" --nem é mais para "ontem".

 

Existe o sujeito pusilânime, alheado e covarde; existe também o apressado, o animador de auditório o inconsequente; e acredito, existe o sujeito que sabe distinguir entre as urgências dos fatos e as pressas dos interlocutores. Se entrarmos na onda, não teremos mais sossego, pois a cada dia há coisas reclamando muita atenção.

 

Na paróquia, repito com alguma regularidade aos leigos e leigas que me auxiliam nos trabalhos administrativos e pastorais «sou lento, mas não sou desatento». Não desejo ser freio tanto quanto não desejo ser um carro destrambelhado na banguela. Tudo tem um tempo.

 

Vejo o desespero de algumas mulheres que anseiam tanto pela maternidade, o que acaba gerando ansiedade, medo e a própria incapacidade geracional. Paciência é um dom a ser pedido com "alguma urgência". Aprender a esperar; saber que há coisas que por mais importantes sejam precisam ser pensadas e planejadas com cuidado.

 

Tenhamos paciência conosco, com os outros e com as limitações próprias de cada um. Mais vale uma coisa bem feita (porque bem planejada e tranquilamente executada) que muitas coisas iniciadas e paradas. Não tenhamos projetos para a satisfação exclusiva das vãs presunções e tolo orgulho. Elas não prosperarão. Exemplos disso não faltam.

 

Se pretende construir uma casa, faça os orçamentos, confira as suas condições, observe o que e o quanto precisará... e trabalhe, isto é, comece a caminhar, cada dia um passo. O fruto chegará a seu tempo! Não vale a pena parar e chorar e reclamar e desdenhar etc... Agir com paciência e determinação é o caminho.

 

Última ideia, me ocorreu agora. Há quem queira aprender muito lendo e refletindo pouco. Há quem não alcançou esta linha do texto por causa da ansiedade e da desconcentração. A pressa não é apenas inimiga da perfeição. Ela é inimiga da vida [com qualidade], pois vivemos sem a consciência do valor e das conquistas.

 

Vivemos com a cabeça sempre em lugar onde o corpo não está. Vivemos e sempre com o coração sentindo as coisas que pretendemos um dia alcançar e não com os sentimentos do momento presente. Quanto tempo levou pra você ser quem é? Quanto tempo investiu para se tornar pai/mãe, profissional com habilidades e qualidades reconhecidas?

 

[...] Pax!!!

 

.....................................................................
Curta minha fanpage no Facebook

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, PRESIDENTE PRUDENTE, Piquerobi, Homem, de 26 a 35 anose-mail - sandrogerio@bol.com.br

 
Visitante número:



  Free counter and web stats
UOL